quarta-feira, 16 de setembro de 2020

81º Encontro ÉSk | (a)Riscar o Património, Évora

Os espaços e edifícios dedicados à educação, e considerados de interesse para este Encontro, acolhem todos os níveis de ensino – ensino básico, ensino secundário e ensino superior.

Diversos edifícios foram construídos ao longo do tempo para albergar comunidades educativas, destacando-se o Colégio do Espírito Santo (fundado no século XVI e classificado como Monumento Nacional) e outros antigos colégios universitários (fundados nos séculos XVI-XVII). Em meados do século XX foram construídas diversas escolas primárias no contexto do chamado “plano dos centenários”, exemplares característicos da arquitetura do Estado Novo, também conhecida por “português suave”. A atual Escola secundária Gabriel Pereira inaugurada no final da década de 1960 e recentemente remodelada é, por seu turno, um exemplar de arquitetura modernista.

Paralelamente, no Centro Histórico de Évora alguns equipamentos educativos estão instalados em edifícios adaptados para o efeito, sendo esse o caso de alguns colégios e serviços da Universidade e também das escolas básicas de S. Mamede e Santa Clara, instaladas respetivamente nos antigos conventos de Santa Mónica e de Santa Clara.

PROGRAMA

10:00 - Ponto de Encontro: em frente da Igreja do Espírito Santo;

Percorrer e representar uma série de locais relacionados com o Ensino;

17:00 - Partilha de desenhos, foto de grupo e final do encontro.

Sem comentários: