segunda-feira, 26 de setembro de 2016

41º Encontro ÉSk | (a)Riscar o Património na Cerca Velha, Évora

E lá fomos (a) Riscar o Património, desta vez escolhemos a Cerca Velha que é o nome que se deu à antiga (à mais velha de todas) muralha que definia o limite da cidade. 
Conta-se hoje que na antiguidade da cidade havia uma muralha talvez da idade de alguns romanos, ou ainda mais velha, que protegia o espaço urbano das actividades invasoras do inimigo, depois, quando a coisa começou a não fazer sentido ou porque a cidade cresceu, as pedras foram reutilizadas, algumas, para fazer a nova muralha (que também já é velha) outras para fazer casas, as torres que sobraram foram distribuídas pelos nobres da cidade, era a cena deles naquela altura. E pronto foi isto que aconteceu à Cerca Velha. 
Com paciência e bastante mestria o Eduardo Miranda - que sabe destas coisas à séria -  lá nos contou a verdadeira história desta muralha ancestral e até mostrou e distribuiu uns mapas para podermos identificar e desenhar o que ainda resta da construção da Cerca Velha, a ele, o nosso grande Muito Obrigado pelo trabalho de preparação que realizou.
Resta dizer, que até houve distribuição de crachás para depois nos lembrarmos deste dia e que veio malta de todo o lado, até de Moura :)

Beijinhos e Abraços e para o ano há mais!!

Aqui estávamos quase todos e já com os mapas que o Eduardo distribuiu.
O Eduardo a falar da história da Cerca Velha e nós todos a prestar atenção.

3 comentários:

Raquel Sousa disse...

Foi um dia fantástico. Adorei participar.
Obrigada aos Évora Sketchers pela organização.
Até breve.

Rita Caré disse...

Pois foi!
Obrigada e muitos parabéns! :D

Évora Sketchers disse...

Obrigado pela vossa sempre simpática participação : )
Até breve.